Muitas pessoas não se preocupam com a qualidade da água que bebem diariamente. Isso inclui até mesmo aqueles que bebem água de torneira, sem nenhum tipo de filtração. Será que há algum mal nisso?
Pessoas de países da Europa e também Estados Unidos tem um costume: encher um belo copo de água, diretamente da torneira, e beber. E sem nenhum tipo de preocupação.
Por outro lado, em nosso país, a maioria das pessoas que podem pagar por água mineral, fazem isso, mesmo gastando bastante, todo mês. Esse artigo busca explicar porque temos essa preocupação com beber água da torneira, se ela é válida, e o que podemos fazer para ingerir água de melhor qualidade.
Beber água de torneira no Brasil é mesmo tão perigoso?
Você pode não saber, mais estrangeiros quando vêm para o Brasil, geralmente bebem apenas água mineral. Já reparou nisso? Afinal, recebem avisos de diversas entidades alertando sobre a qualidade da água em nosso país. Um desses alertas pode ser encontrado nesse link, que aborda especificamente se o gringo deve ou não confiar na água de torneira para beber.
Mas e nós, devemos nos preocupar tanto assim? Obviamente, a primeira coisa a se pensar, antes de matar a sede ao beber água da torneira é se perguntar de onde vem aquela água. Nesse ponto podemos ter 2 origens:
- Se vem de concessionárias de abastecimento público.
- Se vem de poços ou pontos de captação sem passar por nenhum tratamento.
Como a água de torneira é tratada?
As estações de tratamento de água são planejadas de acordo com a qualidade da água captada. Portanto, se for uma água de qualidade em sua origem, o tratamento pode ser um pouco menos complexo e pular algumas etapas desnecessárias. Mas, se a qualidade da água não for tão boa, é preciso passar por um tratamento mais completo.
Em seguida, essa água é monitorada após o tratamento, e mesmo antes de sair da estação de tratamento de água e ir para a rede de distribuição, a companhia responsável deve garantir que ela está com a qualidade adequada.
O percurso da rede de distribuição de água é outro grande desafio. Afinal, já parou pra pensar a distância que sua água faz para chegar até sua torneira ou chuveiro? Pra encarar esse desafio extremamente perigoso, a água recém-tratada recebe uma grande quantidade de cloro.
Contaminações são possíveis antes da água trata chegar a você
Quando percorre as ruas da cidade, a água de abastecimento está sujeita a inúmeras contaminações. Veja algumas delas:
- contaminações de fontes externas
- vazamento de esgoto
- solo contaminado
- tubulação contaminada ou oxidada
- contaminações internas
- caixa d’água com sujeira, fezes de animais como ratos ou pombos, entre outros
- tubulação contaminada
Com certeza dá pra perceber como é necessário muito cloro para amenizar esses riscos. Mas, apesar disso, o cloro não é eficaz para eliminar alguns patógenos como vírus e bactérias, além de oferecer alguns outros riscos

O Cloro é herói ou vilão?
Apesar de necessário devido os motivos acima, principalmente para desinfecção da água, o cloro também oferece muitos riscos à sua saúde. Quando o cloro interage com compostos orgânicos – que podem sim estar presentes na água – é formado uma substância chamada trihalometanos. Essa substância de nome complicado oferece um grande risco para a saúde, segundo diversos artigos científicos.
Mas existe um risco que geralmente é totalmente ignorado: o cloro que inalamos. Para se ter uma ideia, na 1a Guerra Mundial, o cloro era usado na forma de gás, na forma de arma asfixiante, para intoxicar soldados e populações inimigas.
Gosta de um banho demorado? Cuidado!
Para ilustrar, vamos imaginar um cenário simples, do cotidiano? Você teve um dia extremamente cansativo, ou se exercitou muito. E ainda por cima, não conseguiu nem se alimentar direito. Nada melhor que um banho relaxante, não é mesmo?
Se você já fez isso, saiba que correu um grande risco até mesmo de perder os sentidos. Afinal um dos sintomas de exposição ao cloro são os desmaios. Veja alguns dos problemas que a exposição contínua ao cloro pode trazer à sua saúde:
Intoxicação por inalação de cloro
- Inflamação intensa do pulmão;
- Impossibilidade de inalação do oxigênio a nível do alvéolo;
- Bronquite e asma;
- Inflamação das vias respiratórias.
Intoxicação por Ingestão
- Problemas na tireóide (alteração da produção de hormônios tireoidianos);
- Aumento do risco de desenvolvimento de vários tipos de cânceres (rins, bexiga e outros);
- Colesterol LDL na parede das artérias – resultando em maior risco de doenças cardiovasculares;
- Náuseas e problemas digestivos.
Problemas na pele
- Irritações de pele e queda na qualidade dos fios de cabelos e unhas;
- Eczema, uma doença de pele (coceiras, ressecamento e elevação de temperatura da pele).
Qual a melhor solução: água filtrada, fervida ou mineral?
Encontrar a melhor resposta a essa pergunta depende de vários fatores, e claro, principalmente da qualidade da água que chega até você.
Ferver a água resolve?
Ferver a água, é muito usado em pequenas comunidades para eliminar possíveis microrganismos. Só que, dependendo da qualidade dessa água, ferver pode não resolver todos os seus problemas. Afinal, a alta temperatura pode não eliminar todos contaminantes.
Água filtrada pode ajudar
Novamente, a resposta varia, pois existem inúmeras soluções no mercado. Existem os tradicionais filtros de cerâmica e até mesmo os filtros acoplados a torneira. Mesmo assim, a imensa maioria deles pode remover contaminantes, mas ainda vai manter o cloro.
Água mineral é a solução?
De fato, muitos acreditam que a água mineral é sempre a mais segura, mas será que isso é realmente comprovado? Indo aos fatos: você sempre precisa conhecer a proveniência da água antes de consumir. Um estudo da WWF em 2019 descobriu que a água engarrafada nos Estados Unidos não é mais segura que a água da torneira. Como assim?
Sistemas de ultra purificação de água
Sabe aquela cena do começo do artigo? De uma pessoa encher o copo de água, direto da torneira, e beber sem preocupação alguma com sua saúde? Então! Isso pode realmente acontecer se você adotar um sistema de ultra purificação de água, que vai significar ter acesso a água pura e sem cloro em cada torneira de sua casa. Incluindo chuveiros.
Na Europa e Estados Unidos essa tecnologia é amplamente utilizada. No Brasil, a Ponto Água é a empresa pioneira na instalação de sistemas de ultra purificação de água. Trata-se de um sistema simples e de rápida instalação, e com inúmeros benefícios
Como funciona um sistema de ultra purificação de água?
Ao instalar um sistema desses em sua casa, todo sistema hidráulico ficará protegido. Antes mesmo da instalação, caixas d’água e tubulação passa por um processo de desinfecção através de produtos específicos de alta eficiência em limpeza.
Após a desinfecção, são instaladas membranas de ultra filtragem, que retém sólidos microscópicos, bactérias, vírus, colóides nocivos, entre outros patógenos existentes na água que vem das estações e redes de distribuição.

Em seguida à purificação, é realizada a filtragem de nível industrial, removendo o cloro e substâncias químicas dissolvidas através de carvão ativado enriquecido com prata coloidal. Sua manutenção é extremamente simples, já que o sistema possui automação de limpeza ,que pode ser programado através de seu celular.
Existe ainda a possibilidade da instalação de esterilização ultravioleta nas caixas d’água, estabilizando e mantendo protegida toda água de alta qualidade produzida. De fato, beber água da torneira é possível quando se tem um sistema desses instalado em sua casa. E claro, tratar dos cabelos e pele também ficará bem mais fácil.
Mas existe uma notícia ainda melhor em relação a sistemas de ultra purificação de água. Essa tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível, com um excelente custo benefício. Vale a pena procurar informações e ver como um sistema como esse se encaixaria em sua casa.
Qual a sua escolha em relação a ter água de qualidade?
Afinal, você pode tomar água de torneira no Brasil? Sim, mas saiba que ela talvez não seja segura de fato. Sem dúvida alguma, o ideal é poder optar por um processo adicional de purificação para essa água antes de beber.
Mas lembre-se: a escolha sempre vai depender de sua região, da qualidade da água que chega à sua torneira. Mesmo se optar por água mineral para beber, é essencial saber a proveniência.
E você, bebe água de torneira? Ou prefere optar por água mineral? Já pensou em adotar sistemas de ultra purificação de água? Deixe nos comentários sua opção e também como é a qualidade da água em sua região!
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks